Páginas

Subscribe Twitter

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O processo da cirurgia bariátrica: Parte I

Oi, meninas!!
Lembram que eu falei sobre a minha redução de estômago? Já comecei a mexer meus pauzinhos desde o ano passado e aqui vai o relatório completo, desde o primeiro passo até agora. Eis a peregrinação:

05/11/2011 - 1ª consulta com a Endocrinologista (Dra Kátia) - pediu exames de sangue. 
07/11/2011 (dois dias depois) - Colhi o sangue no Labs D'or - resultados em 1 dia. 

09/11/2011 (dois dias depois) - Levei os resultados do exame de sangue para a Dra Kátia, que me entregou um encaminhamento/solicitação de cirurgia para ser entregue à Amil. Ela me recomendou que evitasse doces, frituras e que reduzisse as quantidades de comida e também me receitou Glifage (1 comprimido à noite).

10/11/2011 (no dia seguinte) - Levei o encaminhamento à Amil em Copacabana (estava absolutamente vazio!!!! Levei uns 5 minutos entre a entrada e a saída). Eles pediram para eu aguardar uma ligação, que demoraria entre 7 e 10 dias.


17/11/2011 (uma semana depois) - Recebi uma ligação da Amil marcando uma consulta com a perícia no Centro Médico (da Amil) no Centro/RJ. Consulta marcada para o dia 1/12.  


01/12/2011 (duas semanas depois) - Fui à "consulta" (que mais pareceu uma entrevista) no Centro Médico da Amil - CEMED. Passei pela enfermagem, que mediu minha pressão (alta!) e me pesou. Não mediram minha circunferência abdominal, pois eu estava de cinta. A Dra. Carmen Renata me atendeu e me explicou que há dois programas de tratamento da obesidade oferecidos pela Amil e que eu poderia escolher um deles (ou os dois): O primeiro deles consiste em um programa interdisciplinar, que envolve nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, preparadores físicos, cardiologistas, etc. etc. Esse programa envolve diversas terapias individuais e coletivas e acontece semanalmente lá mesmo na CEMED. O outro programa é com a equipe do cirurgião bariátrico, e envolve dietoterapia (prescrita pelos nutricionistas da equipe), palestras com operados e com médicos além de consultas com o psicólogo.
Neste mesmo dia eu deveria passar pela endocrinologista, que me pediria exames (que já serviriam como pré-operatórios). No entanto ela passou mal e minha consulta teve de ser remarcada.


06/12/2011 (cinco dias depois) - Fui à consulta com a endocrinologista do CEMED (Dra. Renata). Ela me pediu vários exames e me explicou o seguinte: de posse dos resultados, eu os levo para que ela os veja e então faça um laudo para a Amil. A partir de então, a Amil levará cerca de uma semana para me ligar e enfim marcar a minha consulta com o cirurgião. Caso algum desses exames acuse algum problema, ela vai me dizer o que fazer para que novos exames pré-operatórios sejam feitos e estejam em ordem. 
São os exames:
a) Eletrocardiograma - feito na própria CEMED no mesmo dia;
b) Ecodopplercardiograma transtorácico - feito no Bronstein Méier em 28/12;
c) Endoscopia digestiva alta com biópsia e teste de urease (pesquisa de H.Pylori)
d) Hbs Ag (anti hbs Ap e anti HCV) - feito no Bronstein Méier em 28/12;
e) Doppler colorido venoso de membro inferior bilateral - feito no Bronstein Méier em 28/12;
f) Estudo ultrassonográfico (abdominal total)

24 comentários:

  1. É uma maratona né Vanny!
    Admiro sua coragem e dedicação, estou aqui de longe na torcida!

    Bjs, fica com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Olá Vanny tudo bem?
    Lento seu relato lembrei me também da minha maratoná quando fui a minha cirurgia Bariatrica, já se passarão 7 anos desde que eu fiz, a minha aconteceu em outubro de 2004, e agradeço a DEUS por ter feito, pois eu não vivia mais cheguei a pesar 114 kgs com 1,69 que tenho, nessa época tive presão alta, gordura no figado entre outras intercorrencias.
    ~hoje em dia estou com 71k e muito bem.
    Com certeza vale apena cada etapa passada, espero que de tudo certo para você.
    e outra fiquei sabendo que essa cirurgia a cada ano eles estão aprimorando ela, a minha amiga fez e eles fizerão a cirurgia de uma forma que o hormonio da fome que chama GRELINA FOI RETIRADo, então aquela sensação de fome ela não sente mais.
    bjs e boa sorte.
    se desejar perguntar alguma coisa, me coloco a sua disposição para responder.
    venha visitar meu blog, ficarei feliz de tela aqui.

    ResponderExcluir
  3. Vanny, não sabia que estava se preparando pra cirurgia, mas te desejo sorte e muita saúde.

    Tenho algumas amigas bem próximas que operaram e as que levaram à sério a mudança de vida emagreceram bastante e estão ótimas.

    Quando puder, passa lá no blog que estou fazendo um sorteio e vou adorar que vc participe.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Vanny, conte com meu total apoio! Saúde em primeiro lugar, sempre! Beijo!

    http://madamenutso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. nossa como e detalhado ne....boa sorte vai dar tudo certo bjkas

    ResponderExcluir
  6. Muito babado ne menina!? Olhe tem uns selinhos pra vc la tbm... rs
    Beijos e obrigada pelo carinho gatã
    =*
    http://nahlaurentino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Vai dar tudo mt certo! Tenho certeza... tem q ter força de vontade mesmo... :))))

    ResponderExcluir
  8. é trabalhoso, mas eu que ja emagreci 75 quilos digo que vale a pena, daqui a 3 anos voce vai ver, já esqueseu os inconvenientes e vai estar magra e beeeem mais saudavel

    ResponderExcluir
  9. Vc vai ver que essa "via sacra" vai valer a pena Vany :)

    Tudo de bom pra vc!

    Beijinhos e bom findi!

    Raissa Kahn
    @recemjuntada
    www.recemjuntada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Vanny, muita saúde e sorte pra você!

    Acredito que atualmente essa é a melhor opção, desde que se tenha o acompanhamento médico/psicológio/nutricional pré e pós-operatório!

    Bjcas!

    ResponderExcluir
  11. Vanny! Boa sorte! Vai dar tudo certo! o/ A Lu lá do meu trabalho, que já falei no blog (http://fofashions.blogspot.com/2010/08/superacao-fofashion-luciana-furtado.html), tbm vai fazer! Passou pela etapa dos exames há duas semanas e recebeu hj a autorização do plano! Ela está radiante e confiante!!! Saúde é o que interessa!!! Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Vanny...

    Tb estou passando pelo processo pra cirugia... Meu plano também é Amil... Já fiz todos os exames, ja fui a pericia e agora to aguardando pra pegar o encaminhamento pro cirurgião!! So que estão me enrolando um pouco, to esperando isso desde janeiroe até agora nada!!! Que bom que encontrei alguem com o mesmo plano de saude que o meu e no mesmo processo!! Sucesso!! Se quiser conversar sobre o processo e tal shannaestiene@gmail.com

    Parabéns pelo blog... Bjss

    ResponderExcluir
  13. Boa sorte amiga! Que venha a nova medida!!! rsrs bjus.

    ResponderExcluir
  14. oi me passem esse médicos que aceitem amil
    por favor josoares

    ResponderExcluir
  15. Estou na maratona para operar tbm, vc ja operou??? bjuzzz

    ResponderExcluir
  16. Gente a Amil é o convenio que mais complica pra fazer a Bariátrica, eles colocam muita dificuldade, pelas pesquisas que and fazensdo o melhor pra fazer é o Bradesco saúde.

    ResponderExcluir
  17. Olá!!! Também estou na maratona. Estive hoje na AMIL do Centro levando o encaminhamento da minha endocrinologista e exames de sangue. A médica me pesou e mediu, fez uma série de perguntas e pediu que eu aguardasse no máximo 7 dias para que a AMIL entrasse em contato. Andei lendo alguns posts e foram só reclamações. Você sabe de alguma coisa?
    Meu e-mail é agccardozo@gmail.com . Se pudermos manter contato em meio a essa maratona será muito bom. Bjks.

    ResponderExcluir
  18. Oi gente também estou nessa fila da amil, fui a perícia médica hoje, e a médica disse que por ela estava liberado, agora vou aguardar o tal telefonema em 6 dias, estou ansiosa,estou engordando só de pensar na cirurgia.
    Espero que tudo dê certo para todos nós que estamos nessa batalha,mas tenho uma pessoa na família que fez pela amil há 2 meses e já perdeu 20 Kgs a demora deve valer á pena.
    Vamos que vamos!

    ResponderExcluir
  19. Trabalho há alguns anos na área de saúde e posso dizer a vc que grande parte das pessoas que pensam em fazer uma cirurgia bariatrica a imaginam como uma cirurgia plástica que vai resolver todos os problemas. Esse é um dos motivos para ANS ter traçado todas as dolorosas diretrizes para a cirurgia. O início do processo de emagrecimento começa muito antes da cirurgia. É preciso ter ciência de todas as consequências psicológicas, sociais e até físicas. Todo esse processo que vc enfrenta não deve ser visto como mera formalidade! Deve ser levado a sério! As tecnicas cirúrgicas evoluem sim, mas não são Ciências Exatas. O sucesso dela depende principalmente de vc!

    ResponderExcluir
  20. Boa sorte! Se precisar de ajuda me liga... bjinhos!

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de saber se pode me passar os telefones de contato pois estou na mesma situação porém com dificuldade para a cirurgia por parte da amil . c.redine@hotmail.com Obrigado.

    ResponderExcluir
  22. Também possuo Amil mais não sei omo proeder , podem me auxiliar ? Obrigado.

    ResponderExcluir

Comenta, menina!
;*