Páginas

Subscribe Twitter

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Receitinha: Salgado Maromba, o famoso

Oi, meninas!

Tanto se fala do famoso salgado maromba da Tati Guidi que resolvi experimentar. Pra quem não conhece, o "salgado maromba" é um bolinho assado inventado pela Tati Guidi, uma marombeira brasileira, que tem como base alguma proteína. A massa do salgado é basicamente duas partes de alguma proteína magra (pode ser frango, peixe...) para uma parte de carboidrato (batata doce, couve flor...).

Fotografei o processo da minha primeira tentativa. Vamos ao passo a passo:

Cozinhando o peito de frango:
Primeiramente eu cozinho o peito de frango. Eu compro aquelas bandejas de um quilo e coloco na panela de pressão congelado e tudo. Na água do cozimento, eu coloco sal, pimenta do reino, tempero para churrasco, páprica doce, etc... Depois que a panela começa a chiar, eu baixo o fogo, conto uns vinte minutos e apago.

Desfiando o frango:
Com o auxílio de dois garfos, eu retiro o frango aos pedaços da panela de pressão e coloco em um prato ou um pote plástico e uso a técnica da batedeira para desfiá-lo. Como eu não tenho batedeira, vai no braço mesmo. 



Preparando a massa:

1) O frango:
Em uma panela eu frito em pouco azeite um pedaço de cebola e alho e refogo parte do frango desfiado (eu cozinhei um quilo de frango congelado, lembra? Vou usar parte desse frango para fazer a massa do salgado maromba e outra parte será congelada já desfiada ou ainda será parte de outro prato). Adiciono ainda cheiro verde e acerto o sal. Às vezes gosto de temperar também com mostarda, orégano, curry e o que mais tiver em casa. Gosto de comida bem saborosa, com bastante tempero!!!



2) O carboidrato:
Eu corto a couve flor bem pequenininha e a cozinho no vapor depois de tê-la lavado e deixado de molho por 15 minutos no Hidrosteril. Depois da couve flor cozida, eu tempero assim: em uma panela, eu refogo alho-poró com um pouco de azeite e sal. Adiciono a couve flor e mexo um pouquinho pra pegar gosto. 

Agora é só triturar o frango desfiado e temperado junto com a couve flor temperada e pronto! Você já tem uma massa "maromba"! Eu misturo a massa aos poucos no mixer, já que não tenho processador.


A massa pronta vai para a geladeira se você quiser modelar salgados. Na primeira vez que fiz, recheei com queijo minas e cebola. 



 
Antes de assar, envolvi os bolinhos em uma crosta de aveia e quinoa em flocos. Assei por 40 minutos. 

Outra opção é usar a massa do maromba para fazer uma pizza! Adilio e eu achamos que ficou muito mais saboroso assim!

Não há diferença no preparo da massa. A única etapa desnecessária é colocar a massa na geladeira, pois ela não será modelada. Minha pizza maromba eu fiz assim:

Espalhei a massa em uma assadeira antiaderente com a ajuda de uma colher.

 
Depois espalhei molho de tomate sobre a massa. Eu usei esse da Olé, que é bem concentrado e tem pedacinhos de tomate, mas fazer o molho em casa seria muito mais saudável.



Por cima do molho eu usei um pote inteiro de creme de queijo minas light da Tirolez. É bem gostoso e a consistência é parecida com a de um requeijão. 




Depois eu coloquei as delícias que encontrei na geladeira: tomate, cebola, azeitona preta, um pouco de parmesão sobre o tomate e orégano. Vê se não ficou bonita:


Pronto! Matei a vontade de pizza com pouquíssimo carboidrato!! Iupiiii \o/

É importante dizer que essa assadeira é grande e que marido e eu comemos essa pizza em duas refeições: o jantar de um dia e o café da manhã do outro. A cada refeição, cada um de nós comeu exatamente essa porção aqui embaixo:


Essa é minha receitinha de hoje. Espero que gostem!
Beijos,

Vanny

3 comentários:

  1. Amei o sabor parece delicioso!

    http://blogtopodendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. hummm me parece uma delicia, super curti a receita.

    http://anitamakingof.blogspot.com.br/2013/07/testei-blush-smooth-mineral-sandy-rose.html

    ResponderExcluir
  3. Van, vou te mandar pro master chef! rsrs
    Que delícias e saudáveis, o que é ainda melhor!
    Necessito comprar uma balancinha dessas, a minha quebrou e tô pensado as coisas no "olhometro" o que nunca dá mto certo pra quem está fazendo reeducação alimentar. rs
    Tô amando as receitinhas e vou experimentar fazer a pizza.

    Bjks, excelente quinta ")

    Ahh, seu blog tá ficando fofo!
    Tb ando querendo fazer mudanças no meu há meses... é tão bom mudar umas coisas, parece casa nova. :)
    Volta logo!

    Bjks, excelente dia ")

    http://www.lumanzana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comenta, menina!
;*